Details
O ALA (Ácido Alfa Lipóico) é uma substância com inúmeras funções. Uma delas é o seu grande potencial anti-oxidante. O fumo do cigarro, os alimentos fritos, o ozono, a exposição excessiva do sol, a exaustão do carro, e a poluição do ar são causas comuns de radicais livres. Estes radicais livres provocam vários sintomas físicos e consequentemente psicológicos bastante elevados. Os sintomas típicos mais visíveis são o cansaço, o aborrecimento e uma espécie de fadiga mental e física constante.
O ácido alfa lipoico elimina todos esses radicais livres de uma forma muito mais eficaz do que qualquer outro anti-oxidante, provocando um bem-estar e uma leveza físicas e mentais apreciáveis.
Outra das características deste suplemento é a sua capacidade regeneradora. Potencia a regeneração de várias vitaminas inclusivé a Vit.C , a regeneração de outros anti-oxidantes, e de glutamina que é o aminoácido mais abundante e importante que encontramos no nosso organismo e cujas capacidades vão desde anti-oxidantes, volumizador e recuperador muscular, até alimento cerebral.
ALA: Fórmula ultra antioxidante que imita o efeito da insulina
O Ácido Alfa Lipoico é um antioxidante com dois grandes benefícios. O primeiro benefício é a remoção dos radicais livres do seu corpo e a optimização funcional dos outros antioxidantes, tais como as vitaminas A, C e E. Os radicais livres são produtos de excreção criados quando o corpo transforma a comida em energia. Libertando o seu corpo dos radicais livres poderia deter o início de muitas doenças relacionadas com a idade, incluindo os diabetes, o cancro, a apoplexia, glaucoma, doenças de coração, Alzeimer. O segundo grande benefício do ALA são os efeitos que imitam a insulina – ao decréscimo dramático dos níveis de glucose. A imitação dos efeitos da insulina proporciona também o aumento da concentração glutationa nas células, que mostrou acelerar a recuperação do treino de pesos. Aumenta também a absorção de nutrientes e circulação de proteína nas células musculares.
Mais uma capacidade é a prevenção e cura (em certos casos) de algumas doenças tais como:
- Diabetes, ou açúcar mais alto do que o normal do sangue.
- Neuropatia diabética.
- Cataratas, mesmo em estágios adiantados.
- Degeneração do cérebro ou do nervo.
- Problemas cardiovascular tais como o arteriosclerose , endurecimento das artérias, ou doenças cerebrovascular.
- Níveis elevados do colesterol.
- O Ácido Alfa Lipoico foi examinado também numa variedade de outras circunstâncias médicas, incluindo infecções (tais como o HIV) e Cancro.
Para além de tudo isto e agora para Desportistas talvez a característica mais importante seja a Potenciação da Insulina e a Capacidade de equlibrar os níveis de glicose (açúcar) no sangue.
Tal como já se referiu acima, o ALA é usado no tratamento de diabetes, e daqui se conclui o seu alto potencial na eliminação da referida glicose.
Se através do ALA o potencial da insulina é aumentado de forma a curar diabetes, imagine-se o que poderá fazer em pessoas cuja produção de insulina tem níveis normais.
Nos desportistas o aumento destas capacidades é extremamente importante, pois é a insulina o veículo de transporte ao músculo de todos os nutrientes e principalmente os hidratos de carbono simples (açucares) que dentro do organismo se convertem em glicose no sangue.
Este processo vai provocar um uso a níveis elevados dessa glicose, o que se transforma num potencial energético enorme. É a transformação da glicose que cria nos músculos as reservas de energia sob a forma de glicogénio usadas no esforço físico. Quanto maiores forem essas reservas maior e mais prolongado poderá ser o trabalho físico.
Como prova disto, poderemos verificar que actualmente os volumizadores musculares possuem uma certa quantidade de ácido alfa lipoico. Isto porque esses volumizadores provocam um disparo de insulina e o ALA irá potenciar a acção da mesma.
O ALA tem uma "característica" muito importante que deve ter-se em conta. É o facto de perder as suas propriedades após uma exposição ao ar de cerca de 2 horas. É esse um problema para os volumizadores, pois o ALA lá contido é em "pó solto", o que pode levar à sua degeneração. Deste modo o ALA pode ser usado em cápsulas para evitar esse risco.
Concluindo, o ALA é uma substância com enormes potencialidades que deveria ser usada tanto por Desportistas como por todas a pessoas que desejam manter-se saudáveis. Se esta informação parecer insuficiente, deve tentar informar-se melhor sobre as capacidades do ALA, pois será provavelmente um dos suplementos mais úteis.
Como, Quando e Quanto Tomar?
Deve tomar-se uma cápsula, 2 ou 3 vezes por dia com as refeições que contenham hidratos de carbono.
Para Desportistas a melhor altura será tomar 1 ou 2 capsulas na refeição Pós-Treino onde haja uma boa ingestão de hidratos de carbono, principalmente ao mesmo tempo que o batido.
Informação Nutricional (Dose: 1 cápsula)
Quantidade por Dose
|
%VD
|
ALA (Ácido Alfa Lipoico)
|
200mg
|
*
|
(*) Percentagem de Valor Diário não estabelecido.
Outros Ingredientes: fosfato de dicálcio, gelatina, estearato de magnésio e soro de leite.